• Facebook
  • Instagram
  • YouTube

APOIO:

moviecom-logo.png
logo preto.png
_O2_POS_IMPRESSÃO.png
radio26846_1517243460.jpg
logo cia.jpeg

REALIZAÇÃO:

4° Festival Nacional Curta no Celular - 2019 - Taubaté - SP - Brasil

REGISTRADO NA

4° Festival Nacional Curta no Celular - 2019 - Taubaté - SP - Brasil

1. Apresentação:     

a) O 4° Festival Nacional “Curta no Celular” em Taubaté, festival audiovisual, é totalmente voltado para a realização de filmes captados em aparelho celular que poderão ser editados e finalizados na plataforma de preferência do participante.

 

b) O tema da quarta edição do festival é “Desperdício”. A escolha se dá ao fato com tantos desperdícios desnecessários do nosso dia-a-dia envolvendo grandes prejuízos para nós do planeta, falta uma politica educacional de consciência para o uso adequado dos recursos. 

 

c) O festival será realizado em âmbito nacional, desta forma os filmes inscritos deverão estar em língua portuguesa brasileira. (O uso de tecnologia de acessibilidade é permitido e aconselhável).  

 

d) Os filmes inscritos estarão disponíveis na internet para visualização do público em geral e ao inscrevê-lo no festival, o inscrito está de acordo que o mesmo tem autorização para exibição pública e gratuita na cidade de Taubaté-SP ou em eventos em outras cidades realizados pelo Instituto que assina o festival.

 

e) O 4° Festival Nacional “Curta no Celular” tem como objetivo incentivar o uso de meios tecnológicos para produção de curtas-metragens através de aparelhos celulares, de curta duração, para assim estimular a criatividade mesclada com a tecnologia.

 

2. Categorias:

a) O festival terá apenas uma categoria, denominada “Categoria Geral”.

3. Condições para inscrição:

 

a) Serão aceitas curtas-metragens de todos os gêneros (ficção, clipe ou documentário) desde que respeitadas as condições deste regulamento: filmes captados em aparelho celular abordando o tema “Desperdício”.

 

b) Os curtas-metragens deverão estar finalizados no momento da inscrição com duração mínima de 1 (um) minuto e máxima de 5 (cinco) minutos, contando com os créditos.

 

c) Os filmes deverão conter créditos relativos à produção do mesmo, sendo iniciais ou finais, desde que não ultrapassem o limite de duração estabelecido.

 

d) Os filmes devem ser inéditos. Curtas-metragens exibidos pela internet antes da inscrição no festival não serão aceitos.

 

e) Os filmes devem ter classificação livre. Entende-se que o filme não expõe crianças a conteúdos potencialmente prejudiciais. A Classificação é embasada na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente, nas Portarias MJ n° 1.100/2006 e n° 1.220/2007 e no Manual da Nova Classificação Indicativa (Portaria SNJ n° 8/2006). A Portaria MJ n° 1.100/2006 regulamente a Classificação Indicativa de diversões públicas, especialmente obras audiovisuais destinadas a cinema, vídeo, DVD, jogos eletrônicos e de interpretação (RPG) e as portarias MJ n° 1.220/2007 e SJN n° 14/2009 regulamentam as obras audiovisuais destinadas à televisão.

 

f) O filme que não atender as especificações quanto ao tema do festival será desclassificado.

 

g) Todas as cenas do filme deverão ser captadas por um aparelho celular, não podendo utilizar, mesmo que na edição, imagens captadas por outros meios.

 

h) É permitido o uso de imagens estáticas, desde que feitas também pelo celular.

 

i) É permitido o uso de tablets para captação de imagens.

j) É permitido enviar mais de 1 (um) filme por participante, não havendo limites.

4. Inscrição:

a) A inscrição deve ser feita através do site oficial do evento: festivalcurtanocelular.com.br - onde será preenchida uma ficha técnica solicitando os dados pessoais do participante ou grupo, sinopse do filme, especificações do celular utilizado e o link do filme finalizado e enviado através de um link de download. (Wetransfer, Sendspace e semelhantes)

 

b) A inscrição somente será efetivada com o recebimento de todos os itens solicitados.

 

c) A inscrição é gratuita.

 

d) A inscrição será aberta no dia 03 de maio de 2019 e encerrada no dia 30 de outubro de 2019, às 23:59. *As datas podem sofrer alterações.

5. Júris:

 

a) O julgamento dos filmes será feito em dois formatos: Júri Popular e Júri Técnico.

i – O Júri Popular é composto por internautas e população em geral, que deverão votar através do site Youtube. Serão considerados as quantidades de Likes/Curtidas.

ii – O júri técnico é formado por profissionais da área de audiovisual.

6. Votação:

 

a) A votação pelo júri popular acontecerá a partir de 31 de outubro, até 15 de novembro de 2019. *As datas podem sofrer alterações.

7. Premiação:

 

a) Serão premiados os 6 (seis) melhores filmes para a única categoria sendo 3 (três) eleitos pelo Júri Popular e 3 (três) pelo Júri Técnico.

 

b) Os critérios de avaliação dos vídeos serão julgados pela capacidade de aproveitamento dos recursos da mídia proposta com singularidade, inovação, criatividade e peculiaridade pelo tema proposto.

 

c) A premiação será feita com um troféu confeccionado exclusivamente para o festival, pelo artesão Fernando Ito. As equipes vencedoras ganharão um dia de visita técnica na produtora O2 Filmes do cineasta Fernando Meireles. Prêmio em dinheiro. (Valores não serão divulgados)

 

d) O mesmo vídeo poderá ser eleito como melhor pelos dois júris.

 

e) Os prêmios serão entregues na cerimônia de encerramento do evento no complexo Moviecom Cinemas no Taubaté Shopping. A data será anunciada ao término das inscrições dos vídeos.

 

f) Se um vídeo premiado pertencer a um grupo, o prêmio ainda será único, cabendo ao coletivo decidir seu destino.

g) O mesmo participante pode ganhar em 2 dois ou mais filmes. 

 

h) A organização do festival não se responsabilizará pelos troféus após a entrega aos vencedores.

8. Ética:

 

a) Não serão permitidos materiais obscenos, difamatórios, com ameaças, pornográficos, racistas ou etnicamente ofensivos, vídeos que violem as leis vigentes no estado brasileiro, ou seja, de qualquer forma inapropriados.

 

b) Cabe ao participante declarar possuir todos os direitos contidos no vídeo, imagem e som entregues, sendo responsável pelo conteúdo.

 

c) O mesmo deverá declarar que possui as devidas licenças e autorizações requeridas para se utilizar de qualquer propriedade intelectual de terceiros.

 

d) O participante deverá possuir também o consentimento de qualquer pessoa que aparecer no vídeo, isentando o festival de qualquer responsabilidade referente aos direitos autorais de trilhas e imagens.

 

e) No caso de plágio ou flagrante que desrespeitem os direitos de terceiros, o filme será desclassificado.

 

f) No caso de a equipe de T.I do festival detectar e identificar o uso de robôs ou aplicativos (nacionais e internacionais) que manipulem os números de votos, o filme será desclassificado e comunicado a todos participantes.

9. Resultados:

 

a) Os resultados do festival serão divulgados pelo site oficial e pelas redes sociais oficiais do evento.

 

b) Os vencedores receberão um e-mail e um telefonema comunicando-lhes sobre a premiação.

10. Ressalva:

a) O 4° Festival Nacional “Curta no Celular” não é responsável por prejuízos e danos através de atividades incorretas dos participantes.

 

Regulamento Oficial - 2019