• Facebook
  • Instagram
  • YouTube

APOIO:

moviecom-logo.png
_O2_POS_IMPRESSÃO.png
logo preto.png
radio26846_1517243460.jpg
logo cia.jpeg

REALIZAÇÃO:

4° Festival Nacional Curta no Celular - 2019 - Taubaté - SP - Brasil

REGISTRADO NA

OFICINA #01 (Já realizada)

Tema:

“Olhando para história”.

 

O oficineiro abordará o processo criativo dos casos em que desenvolveu durante sua carreira.

Oficineiro

Dimas Oliveira Junior é diretor de cinema, tv, documentarista e jornalista, exerceu funções de diretor artístico e roteirista em 32 filmes documentários na rede STV SESC-SENAC de televisão (de 1999 a 2006), também assinando os roteiros e pesquisas, destacando-se: Elis Regina, “20 anos de saudades” (2002), Raul Seixas “O maluco beleza”(2005), “São Paulo Urbanismo” (2004), “Mulheres no Cangaço (1999), entre outros. Dirigiu os filmes curtas, médias e longas metragem : ”Desatino” (2008), Super Heróis do Sexo (proac/sp- 2010) , “Os últimos Compassos” (2012), ”The History of a Radio Singer” (2013), ”Vida Fácil”(2014), ”Novarro, desejo e morte” (2015) além de diversos trabalhos em dramaturgia nas emissoras: CNT-GAZETA, TV BAND, REDE MULHER (RECORD), no período de 1996 a 2000). Como jornalista iniciou carreira em 1976 no jornal a tribuna (Taubaté), onde escreveu 1 página semanal. Carreira que se estendeu nos anos seguintes, intercalando com as atividades de documentarista, criando roteiros para documentários na rede SESC-SENAC de televisão. Recebeu o prêmio mauá de excelência em cinema documental, além da medalha de mérito cívico de desempenho em artes cinematográficas. Recebeu também o título de comendador da ordem do mérito cívico e cultural. Ministra as aulas de cinema e TV com adaptação do método “Lee Strasberg”. Atualmente como idealizador, roteirista, pesquisador e diretor do projeto “Memórias, velhos nomes-novos talentos”, (2014- 2015) totalizando 70 curtas-metragens, entre eles : ”Doutores em samba”, “A estrela do Brasil”, “O trio de ouro”, “As favoritas do Brasil” e “Os brotos legais”. Diretor do filme “Quero dizer-te adeus”(2015) distribuição da 02 play films e veiculação no Canal Brasil/tv globo. Diretor do filme “Celly & Tony Campello”, “Os brotos legais” da Lumix Art Films e veiculação no canal brasil/tv globo.

Data:

05 de outubro – Sábado - Horário - 9:30 até 12:30 – 14:00 até 18:00

Local:

Cidade São Bento do Sapucaí

 

Casa da Cultura Prof. Miguel Reale  
Rua Sargento José Lourenço, 105

Público alvo:

O curso é voltado para adolescentes a partir de 12 anos , jovens e adultos, sem necessidade de experiência prévia, com público máximo de 15 participantes.

Tempo estimado:

 

7 horas

OFICINA #02 (Já realizada)

 

Tema:

 

“Animação e projeção na cidade”

 

Durante o dia é realizado um conceito de animações simples em looping, e no início da noite é projetado em algum prédio da cidade, aproveitando sua estrutura como suporte.

Oficineiro: 

André Catoto Dias, é jornalista e pós graduado em design e humanidades pela Maria Antonia, USP. Trabalha com audiovisual desde sua formação. Produziu dois micro metragens premiados no Festival do Minuto: Segredo (2008) e Receita de todo dia (2009). Dirigiu o curta metragem Imo (2011), em 2015 venceu o 19o Festival Cultura Inglesa produzindo o Say I am only seventeen. Seu último curta foi “disexta” e dirigiu seu primeiro longa-metragem em animação Tito and the Birds em 2018. Ele criou o DnA.tv.br em 2011, onde permanece até hoje.

Data:

12  de outubro – Sábado – Horário - 9:30 até 12:30 – 14:00 até 18:00 – Exibição do Filme 20:00 até 21:00

Local:

Cidade de Areias.

 

Casa da Cultura

 

Endereço: Rua XV de Novembro, 170, Centro – CEP: 12.820-000

Público alvo:

O curso é voltado para adolescentes a partir de 12 anos, jovens e adultos, sem necessidade de experiência prévia, com público máximo de 15 participantes.

Tempo estimado:

 

7 horas

OFICINA #03 (Já realizada)

 

Tema:

“Meu celular é animado?”.

 

A oficineira abordará as técnicas, métodos e possibilidades do Cinema de animação.

Oficineiro:

Eliana Célia Ribeiro, artista plástica, diretora de arte e orientadora em oficinas de cinema de animação com mais de 25 anos de experiência. Possui Bacharelado e Licenciatura em Educação Artística com habilitação plena em Artes Plásticas pela UNICAMP. Realizou dezenas de oficinas de cinema de animação (monitoria, fotografia e montagem) - técnicas: sombra chinesa, desenho animado, pixilação, animação com areia e outros materiais e de brinquedos ópticos (monitoria): zootró.pio, fenaquistiscópio e flip-book. Trabalhou em curtas e longas-metragens na área de cenografia, tratamento digital e montagem.

Data:

17 de outubro – Quinta-feira - Horário - 9:30 até 12:30 – 14:00 até 18:00

Local:

Cidade de Cunha

 

Escola Carlito Maia,

Avenida Padre Rodolfo, 127, Alto do Cruzeiro (perto da Santa Casa de Cunha).

Público alvo:

O curso é voltado para adolescentes a partir de 12 anos, jovens e adultos, sem necessidade de experiência prévia, com público máximo de 15 participantes.

Tempo estimado:

 

7 horas

OFICINA #04 (Já realizada)

 

Tema:

“Despertar”

 

Economia criativa, planejamento para entretenimento e possibilidades de carreira dentro do audiovisual.

O oficineiro abordará o processo criativo dos casos em que desenvolveu durante sua carreira.

Oficineiro: 

Bruno Honda Leite é diretor criativo e produtor criativo no núcleo de animação da Mauricio de Sousa Produções. Novato no mercado audiovisual, começou efetivamente a trabalhar com animação apenas em 2015, onde participou da retomada da animação na MSP – para onde levou sua vivência de design thinking, marketing e planejamento. É o designer-chefe da Mauricio de Sousa Produções, empresa em que trabalha desde 2011 e é um dos responsáveis por construção de marca, planejamento e design. Dentro do novo núcleo de audiovisual, também trabalha com roteiro e concept design. É co-criador das séries Mônica Toy, Biduzidos, Bairro do Limoeiro e Vamos Brincar (Gloob), dirige a série animada da Turma da Mônica (Cartoon Network) e faz produção e direção criativa da nova série Turma da Mônica Jovem (Cartoon Network) e de Astronauta | Propulsão, a primeira série animada na América Latina produzida pela HBO.”

Data:

19 de outubro – Sábado - Horário - 9:30 até 12:30 

Local:

Cidade de Pindamonhangaba – Distrito de Moreira César

CEU das Artes

Avenida das Orquideas, 647-735

Vale das Acácias - Distrito Moreira César

Público alvo:

O curso é voltado para adolescentes a partir de 12 anos, jovens e adultos, sem necessidade de experiência prévia, com público máximo de 15 participantes.

Tempo estimado:

 

3 horas

OFICINA #05 (Já realizada)

Tema:

“Animação com bordados, tradição búlgara em movimento”

 

A partir do contato com os bordados presentes na cultura da Bulgária, os participantes realizarão um filme coletivo, confeccionando seus próprios bordados e aprendendo técnicas não tradicionais de animação para contar uma história. Descrição detalhada Convidada do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, da 4ª LESMA (La Extraordinária Semana de Mostras Animadas e Pro-Reitoria de Extensão Cultural (Unicmap), a animadora búlgara Radostina Neykova visitará o Brasil para uma série de cursos e exibição de filmes. Com carga horária total de 12h, podendo ser divididas em três encontros de 4h ou dois encontros de 6h, o objetivo é produzir um filme coletivo utilizando bordados e recortes confeccionados pelos participantes. Haverá tradução consecutiva do búlgaro para o inglês realizada por Wilson Lazaretti e Eliana Ribeiro, diretora de arte de vários filmes do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que também fará a montagem final do curta produzido no curso.

Oficineiro:

Radostina Neykova graduou- se na Academia Nacional do Teatro e Cinema, possui mestrado em Estudos Fílmicos e Direção de Animação. É professora associada do Instituto de Artes da Academia Búlgara de Ciências e leciona “Dramaturgia do filme animado” e “Técnicas de animação” Academia Nacional do Teatro e do Filme. Dirigiu diversos filmes premiados e ilustra livros infantis. Já ministrou oficinas de animação na Bulgária, Sérvia, Bósnia Herzegóvina, Geórgia, Rússia, Portugal, Itália, Macedônia e Alemanha. Sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas Fundado em 1975 por Wilson Lazaretti, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas atua como produtora independente de filmes. Já realizou mais de 300 curtas e dois longas metragens de animação. É uma importante referência no ensino de técnicas de animação, tendo realizado mais de 2.500 oficinas pelo Brasil e pelo mundo.

Data:

23, 24, 25 de outubro – Quarta, quinta e sexta-feira – Horário - 18:00 até 22:00

Local:

Cidade de Taubaté

Local SESC Taubaté

Público alvo:

O curso é voltado para adolescentes a partir de 12 anos, jovens e adultos, sem necessidade de experiência prévia, com público máximo de 15 participantes.

Tempo estimado:

 

12 horas divididos em 3 dias